segunda-feira, 4 de março de 2019

Somos o fruto das nossas relações



Como dizia aquele versinho que tanto escrevíamos nos cadernos de recordações de anos atrás, “As pessoas que passam pela nossa vida, nunca nos deixam sós. Sempre deixam um pouquinho de si, e levam um pouquinho de nós”, e ao pensar nisso fica uma baita reflexão: quem são as pessoas que estão entrando na nossa vida, e o que elas estão deixando? E talvez mais importante que isso: o que nós estamos dando para que os outros levem da gente?

Mas nossa caminhada é longa, ela começa no dia em que nascemos, e segue. Dia após dia. E todo tipo de gente vai chegando, entrando, ficando e saindo. E a gente sempre absorve um pouco do que o outro é. Seja bom. Seja ruim.

Somos o fruto das nossas relações, e ao viver e conviver com pessoas que não sabem respeitar, seja o planeta, animais ou outro ser humano, elas podem nos afetar também. Podem fazer a gente crescer achando que aquilo que é diferente da gente é errado, e por isso, não é preciso respeitar. Podem fazer a gente ver algo novo, e por medo, talvez, julgar.

Mas o maravilhoso da vida é a evolução. É saber que não precisamos ser sempre a mesma pessoa, com os mesmos pensamentos, mesmas crenças e atitudes. Que a gente tem o poder de manter no nosso círculo apenas as pessoas que agregam, acrescentam, fazem bem. Que a gente pode deixar para trás tudo e todos que fazem sofrer. Nós e os outros. Que a gente pode ser melhor. Que a gente pode MUDAR.

É nosso dever querer ser melhor, e trabalhar para que isso aconteça. Não é fácil, pois crescemos rodeados de preconceitos que são normalizados pela sociedade e internalizados por nós. Mas é possível. E sabe o que ajuda muito a conseguir realizar essa mudança? Conhecer aquilo que nos é estranho, que não faz parte da nossa vida, e da vida das pessoas que fazem parte das nossas redes. Ler sobre. Ouvir as pessoas. Ter empatia. E entender que o outro não é menos que ninguém, e muito menos, menos que a gente, apenas por ser diferente.

E eu vejo a possibilidade de conhecer o diferente através do LEO Clube. São muitas pessoas que conhecemos, cada uma do seu jeito, com suas preferências, amores, cores e sabores, mas todas participando de um movimento pelo mesmo objetivo: fazer sua parte para tornar o mundo um lugar melhor.

E quando a gente se cerca de pessoas que nos fazem evoluir, sermos melhores, a gente tem a chance de mandar com o outro, algo bom que é da gente. E se tivermos sorte, a gente consegue marcar essas pessoas de uma maneira que elas deixarão para os outros, o que de melhor elas têm, também.

C.LEO Maiara Borges dos Santos

LEO Clube Lajeado Florestal

AL 2018/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário