terça-feira, 30 de maio de 2017

Liderar para crescer


Antes de dormir, costumo me livrar dos maus pensamentos. Retiro a casca do ego e tento consultar o que há no infinito de mim. Nem sempre consigo. Muitas vezes durmo antes de conseguir alguma "luz", porque as preocupações, os medos e traumas gastam minhas energias.
E tem alguns pensamentos me tirando o sono ultimamente...
Há um tempo, estava fazendo uma escolha. Ser ou não Presidente do LEO Clube? Primeiro que a palavra Presidente me assusta um pouco, até hoje. Segundo que sempre vi nela um significado muito grande. E eu me considerava pequena, então achei que não aguentaria tamanha responsabilidade.
No entanto, eu tenho o defeito de não saber dizer um simples "não" em frente a olhos brilhantes e esperançosos. Então aceitei, com a condição de que eu nunca precisasse "mandar" ou fazer alguma escolha sozinha.
Espanto-me em saber que já se passou quase um ano depois dessa escolha que fiz. E tenho que dizer, as experiências me provaram o contrário do que estava bem claro na minha cabeça.
Um grupo, por mais unido que seja, não estará inteiro sempre, pelo simples fato de um grupo ser composto por pessoas diferentes na idade, nas ideias, nos compromissos, em tudo. E essa é a primeira lição que aprendi: esperar por todos, não me levará a lugar nenhum, mas não respeitar o tempo de cada um e as diferenças, não me levará a lugar nenhum também.
Eu optei por respeitar. Esperei. Fiz outros esperarem. Cometi o primeiro erro, mas aprendi mais uma lição: trabalhar com o que há, seja uma pessoa ou cem. Importante é persistir.
Trabalhei com vinte. Com dois. Junto. Sozinha. Mas trabalhei. Vieram recompensas, elogios e barbaridade! A acomodação veio no pacote também. Aprendi mais uma lição: ser humilde. Nunca poderei dar o máximo de mim, porque a evolução é sempre infinita. Então sem descansos.
Dá para saber o que aconteceu em seguida, não é? Fiquei sobrecarregada, porque queria fazer tudo, cuidar de tudo. Então mais um lição aí: saber dividir as tarefas e confiar no trabalho das outras pessoas.
Mas confiei tanto que me dei mal de novo. Cobranças chegaram a mim. Críticas também. Porque alguns setores não estavam funcionando. Daí vem duas lições: aceitar cobranças e críticas e comunicar-se melhor com as pessoas do grupo, não esquecer elas.
Cheguei ao fim do meu relato das experiências na Presidência do LEO e de todas elas, eu chego a uma das maiores descobertas da minha vida:
Saber liderar um grupo é saber liderar a própria vida. E liderar é saber conviver, viver.
Um grupo pode ser uma família, pode ser os amigos, os colegas de trabalho ou da escola, qualquer amontoado de pessoas é um grupo. E todos podem e devem ser líderes, Presidentes! Todos devem saber respeitar o próximo, ser humildes, persistirem e trabalhar com o que há, se comunicar e aceitar! Afinal, ninguém vive sozinho. Somos partes de um todo. Unos.
E o que eu tenho para terminar? Um agradecimento.
Obrigada amigos do LEO e Lions. Obrigada por me fazerem me sentir grande de novo (como na infância). 
(Hoje vou dormir bem.)

C.LEO Stéfani Rohr
Secretária e Diretora de Sócios
LEO Clube Dois Irmãos
Distrito LEO L D-2

AL 2016/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário