quinta-feira, 6 de junho de 2019

Os ciclos e os aprendizados

Os ciclos e os aprendizados
 
   A vida é feita de ciclos por vários motivos e o principal deles é a renovação. O réveillon é o momento em que fazemos retrospectivas do ano que vai e metas para o ano que vem, o aniversário é o momento de agradecer por mais um ano de vida e desejar mais muitos anos a viver. No LEO dividimos esses ciclos em Anos Leoísticos, que iniciam em primeiro de julho e finalizam em trinta de junho, segundo me ensinaram na minha primeira reunião.  A cada AL mudam as pessoas em cada cargo, trocam os lemas, as cores e as diretorias, pra que pessoas diferentes tenham novas oportunidades e aprendizados que quem deixa o cargo já aprendeu. O meu primeiro cargo, a uns bons anos atrás, foi ser secretária do meu clube porque alguém me viu tímida e atenta às reuniões e acreditou que eu tinha potencial. Depois outras pessoas me delegaram outros cargos, e também tive minha vez de escolher pessoas para cargos que vi potencial para ocuparem.  Neste AL trabalhei em uma assistência distrital e tive a honra de mais uma vez acompanhar de perto a dedicação de um Gabinete por um Distrito. Depois de tantos ALs dentro do LEO achei que alguns cargos seriam repetitivos, mas o tempo me mostrou que não. Os cargos e suas funções de fato seguem inalterados, mas mudam as pessoas, e elas transformam os espaços que ocupam, elas contagiam as pessoas que as acompanham, elas trazem a sua energia para aquele posto de trabalho e para aquele grupo.   Cada equipe em que estive ao longo desses anos me marcou por algo diferente. Trabalhar com o gabinete deste AL me ensinou a ousar, a seguir a intuição, e a fazer o melhor possível dentro das possibilidades que tenho. Entendi que o melhor que consegui fazer pode não ser igual ao que planejei, e que não há problema nisso. Ser LEO é receber oportunidades e se permitir experimentar. O aprendizado vem da experiência, sendo ela o previsto ou o imprevisto.  E a experiência me mostrou que sempre haverá algo a se fazer, a se descobrir dentro do movimento LEO. O que esse AL me ensinou, é que cabe a cada um de nós ocupar o papel de agente de mudança, de transformação. Cada AL é construído em conjunto, na soma de esforços de cada visitante, associado, dirigente.  Depende de nós o presente e a construção do futuro desse movimento que é nosso, e é de quem faz!

C.LEO Margrid Geli Oliveira Vendruscolo
LEO Clube Igrejinha
18.05.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário