sexta-feira, 21 de junho de 2019

NOSSA FORMA DE DIVERSIDADE

NOSSA FORMA DE DIVERSIDADE

Nós somos diversos. E diga-me, quem disse que não somos? Você já viu alguém exatamente como você? Com os mesmos traços? Com o mesmo jeito? Com o mesmo sorriso? Mesmos olhos? Mesma boca? Mesmo jeito de andar, e de falar? A resposta para todas estas perguntas, mesmo que eu não conheça você, é simples: não.
Não existe ninguém como você. Porque somos diversos. Existimos e fomos criados sendo diferentes. Cada um com uma característica única, mesmo que as vezes possuamos o mesmo nome, mas como já dizia Shakespeare “Que há num simples nome?”, nada. Você é a definição do seu nome? Muitas vezes sim. Algumas vezes não. Porque, no final, quem faz você se tornar você são suas atitudes, e não um nome qualquer. Contudo, continuamos sendo diversos. Apesar de alguns de nós sermos chamados da mesma maneira.
Somos diversos. E não somente pelo que aparentamos ser. Por que, o que importa a aparência? Na maioria das vezes, não deveria nem mesmo importar. Nós somos o que temos dentro de nós. O que aparentamos ser. E não o que todo mundo enxerga. Somos diversos. E isso vai além do nosso estereotipo. Somos todos diferentes. Temos cor de pele diferentes. Tamanhos diferentes. Pesos diferentes. E tantas outras características. Mas nunca esqueçam que não é por sermos divergentes que somos inferiores ou superiores uns aos outros. Todos nós possuímos os mesmos direitos. E por isso devemos ser tratados iguais. Com o mesmo respeito. Independente do tamanho, do peso, da cor de pele, do jeito de falar, dos gostos de cada um, da aparência ou do gênero. Porque somos diversos. E essa é a beleza das coisas.
Somos todos como super heróis, eu diria. Cada um com um poder e uma armadura diferente. Uns se protegem mais do que os outros, porque não gostam de aparecer, mas nem por isso deixam de ser visíveis, pelo contrário, as vezes são os que mais impressionam (e os mais inteligentes também), mesmo de cantinho, porém tem aqueles que sempre estão prontos pra batalha, que você nem vê usando escudo, martelo, punhos de ferro, ou arco e flecha para se defender, pois estão tão acostumados com aquilo, que já tiram de letra. Geralmente esses são os heróis mais importantes, ou é o que todos apontam ser. Entretanto, todos eles possuem a mesma importância, e não é somente por serem diferentes. É por serem uma equipe. E como todos sabem, em uma equipe a coisa mais importante é a união, pois ela é quem nos fortalece no final das contas. Todos nós somos uma grande equipe. Uma equipe que une as diferenças, e as aceita. Independente de qualquer coisa. Uma equipe chamada LÉO.  As vezes, não conhecemos todo mundo que pertence ao time, mas mesmo assim não devemos deixar nenhum de lado, e sim abraçar todos que se sentirem a vontade de participar deste grupo junto conosco, sabendo, é claro, que cada um de nós é responsável pela postura que a equipe terá perante ás demais pessoas. Pois, quem não gosta de ser elogiado quando se sai bem? Por isso, devemos acolher, cuidar, e principalmente respeitar uns aos outros. Pois você nunca sabe como será o dia de amanhã, e nem se não precisará da ajuda daquele que você riu, ou falou mal pelas costas (lembre-se de pensar duas vezes antes de falar ou fazer qualquer mal ao próximo), nunca faça ao outro aquilo que não gostaria que fizesse com você.
Então, sim, somos todos diversos. E não tem problema nenhum nisso. Pelo contrário, é por isso que nos destacamos, e nunca devemos deixar que alguém tente nos convencer do contrário.
Você é lindo. Você é inteligente. Você consegue. E não há ninguém que possa tirar essa capacidade de você.

Muito obrigada.


Oratória vencedora da XL Conferência do Distrito LEO L D-2
Manoela Dutra Lima Herold - LEO Clube Taquara,
Distrito LEO-LD2

Nenhum comentário:

Postar um comentário