quinta-feira, 6 de junho de 2019

Retrospectiva LEO

Retrospectiva LEO
 
            Retrospectiva que vem do termo latino “retrospectare” e significa olhar para trás e rever tudo o que aconteceu. Tem a ver com o tempo, e nesses últimos tempos, confesso, o LEO tem sido muito a minha vida. E todo esse tempo me fez perder a conta de quantas foram as vezes que madruguei por causa do LEO, de quantas foram as campanhas, eventos, reuniões e visitas as quais tive a oportunidade de participar, das vezes que sai do conforto de casa para fazer algo maior, algo melhor e além que não fosse pensar apenas no meu próprio umbigo.
            Quantas foram as vezes que me peguei pensando, em meio as dificuldades do outro, qual era o meu papel, enquanto inserida num grupo de trabalho voluntário, senão fazer mais ou pelo menos tentar. Quantas angústias pelo fracasso de não conseguir porque outras eram as prioridades naquele momento que inviabilizaram a ação. Sorte a nossa não estar sozinho e ver a força que nós temos e o trabalho que podemos fazer quando nos unimos. E para isso, eu tenho um clube.
            Outro dia mesmo, fizemos a entrega de produtos de higiene para crianças e adolescentes de um abrigo da cidade. Soa estranho chegar com algo que não fosse chocolate ou brinquedo, mas ver a reação deles com algo tão usual e que não fosse gostoso como um doce, me fez ver além, da importância que temos de adentrar mais na necessidade do outro. E lá, confesso, a necessidade era maior.  Lá a necessidade era de um verdadeiro lar com mais vida, cor na parede, flor no pátio, cor nos brinquedos da praça, roupeiro no quarto, armário na cozinha, teto sem goteira, ginásio com quadra, livro na biblioteca e um sofá para todos.
            A vida lá existia, mas alguém poderia encher de brilho e esperança, um espaço onde o nome propriamente diz, abrigo, e tornar-se um verdadeiro aconchego que acalenta no momento de desamparo.
            Por um momento me dei conta que era exatamente isso que o LEO fazia com a gente que participa. Chegamos com a nossa historia e na caminhada, a nossa construção enquanto individuo, ser humano e cidadão é tão grandiosa, que inevitável é a nossa transformação e o nosso crescimento que o brilho no olhar é luz. 
            Isso só acontece quando a gente se abre para o mundo leoistico que tem o propósito de nos levar a outras direções, outras dimensões de espaço e vida; culturas, realidades com sonhos e desafios. 
            A   Luana de quase 10 anos atrás fez uma cápsula do tempo na escola, e na época jamais imaginou que quase 10 anos seguintes, vivenciaria uma das maiores experiências de vida junto ao LEO. Diz ela que a autonomia, a coragem, a vontade de fazer tanta coisa, vem do LEO e a consequência: esperança, que no dicionário nos diz: “ato de espera, confiança, acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer” – que a vida simplesmente pode sempre nos surpreender e que o LEO continua sendo a melhor descoberta.
C.LEO Luana Marcolin
LEO Clube Lajeado Florestal - LD2

Nenhum comentário:

Postar um comentário